Ao longo das eras as necessidades do homem foram evoluindo. De uma simples tenda para permitir uma vida nómada ao homem, o domínio de certas tecnologias, permitiram ao homem crescer em comunidade e começaram a aparecer as primeiras urbes em
Após uma regressão do homem ao campo no séc. XIII devido ao sistema feudal, as cidades foram novamente povoadas, graças à retoma do comércio e a decadência do feudalismo. No século XIV, novas cidades foram erguidas com grande intensidade, crescendo cada vez mais em tamanho e altura até aos dias de hoje. De simples vias de comunicação pedestres em terra batida, evoluindo para um sistema que permitia abarcar com veículos movidos pela força animal, até ao carro tão típico hoje na cidade, os sistemas de passagens, ruas, estradas pouco mudaram nos últimos tempos.
Mas a vida na cidade mudou. Do deserto nocturno que as cidades eram nos últimos séculos, iluminadas por candeeiros a óleo, a descoberta da lâmpada pelo norte-americano Thomas Edison (1847 – 1931) revolucionou completamente a vida na cidade. O Homem passou assim a ter a oportunidade de desfrutar mais de uma vida nocturna, pois as ruas passaram a ser iluminadas.
Por tudo isto, e pelo desafio lançado na aula, um aspecto de segurança que não está assegurado ao Homem, na minha opinião, são os sistemas de travessias de peões nas passadeiras, pois estas durante a noite tornam-se pouco visíveis para o condutor tornando menos seguro ao peão atravessas uma rua, mesmo nas passadeiras. Com este aspecto em mente, desenvolvi um sistema de passadeiras iluminadas durante a noite, para aumentar a segurança para todos.
Outro aspecto que não está totalmente colmatado e está pouco pensado é o sistema de travessia para invisuais. Por isso desenvolvi um sistema que transforma este problema, em algo do passado. Como? Por colocar sensores alimentados a energia solar, a cerca de
Ficam aqui os primeiros estudos.
Sem comentários:
Enviar um comentário